Flávia Elaine Santana

FALAR BEM É FUNDAMENTAL!

Você tem medo de falar em publico?

Diversas pesquisas comprovam que falar em publico é a principal fobia que existe no planeta, ultrapassando inclusive, o medo da morte. Diante desse medo avassalador, muitas pessoas acabam perdendo oportunidades profissionais, sociais e até amorosas. É importante salientar que todos os indivíduos possuem uma qualidade na comunicação, é preciso enxergá-la e virar esse jogo.

O dom da oratória pode ser nato, e também pode ser resultado de uma preparação técnica e comportamental, ou seja, qualquer pessoa pode fazer uma apresentação eloqüente. O ponto de partida para alcançar a excelência é o autoconhecimento, avalie-se:

1) O medo tem limitado seu progresso profissional, social e afetivo?

2) Faz parte dos seus objetivos ter destaque em suas apresentações?

3) Observe quais as suas qualidades e potencialize-as, observe também os pontos negativos e que precisam ser melhorados.

4) Elimine suas crenças limitantes, acredite no seu potencial, você pode ser tão bom quanto aqueles que você admira.

5) Aproveite todas as oportunidades, quanto mais apresentações você fizer menor será a interferência do medo.

A partir daí tudo é técnica. O planejamento é um fator determinante para o sucesso, toda apresentação deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Faça um roteiro do que pretende abordar, divida em tópicos, se possível escreva, isso vai te ajudar a concatenar as idéias. Conheça seu publico, crie uma sintonia com os ouvintes.

É comum sentir insegurança diante do julgamento que farão da nossa apresentação, mas saiba, a forma como você se apresenta e sua entonação vocal serão mais impactantes que as palavras ditas, por isso, cuidado com o excesso ou ausência de gesticulação, fale articuladamente, mantenha o tom de voz normal, mas transite pelo baixo e alto dando ênfase as palavras.

Comunique-se de forma mais assertiva e impulsione sua carreira. É preciso encarar o medo de falar em público, se preparar bem, conhecer seus limites e potenciais, trabalhar o lado emocional, estudar bastante, treinar e seguir todas as estratégias possíveis.

Você tem capacidade de ser um grande orador, vença!

Aracaju, 30 de abril de 2018.

FLAVIA ELAINE SANTANA SANTOS.